Muito interessante esta foto que recebi de um amigo para tirar uma copia, são trabalhadores da colónia japonesa construindo a estrada que liga juquiá à Registro, em cima dá para ver mais ou menos uma dedicatória escrito em japonês, era uma homenagem aos sitiantes onde passava o traçado da estrada.
Traduzindo o escrito em japonês; significa: Grupo de trabalhadores da estrada de rodagem de Juquiá à Registro. Foi uma recordação dos trabalhadores para o senhor João Fernandes da Silva e seu irmão Antônio Candido. A data da foto é 14 de novembro de 1929.
Essa estrada era uma preocupação da Kaigai para o escoamento da produção, atravéz da ferrovia recem inaugurado(1914) ramal ferroviário até Santos.
Na década de trinta, com a construção da estrada ligando Juquiá a Tapirai os colônos voltaram-se também para a região de Cotia onde ligaram-se a forte colônia nipônica local.
Com essa procura dos melhores mercados ao planalto pela ferrovia e estradas abandonando os rios fez com que Iguape perdesse a primazia e Registro apartir dai se torna a nova capital do Vale do Ribeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário