quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um dos primeiros motor a percorrer o rio Juquiá.






















Durante muito tempo o rio Juquiá foi a principal via de acesso para a chegada de todos os tipos de mantimentos e mercadorias.
Primeiro as embarcações à remo depois o vapor e depois o motor de popa vindo a facilitar muito aqueles que viviam do comércio ao longo do rio.
Este motor de popa mostrado na foto tem mais ou menos oitenta anos, pertenceu primeiramente ao pai do senhor José Fernandes da silva, descendente de Felipe Fernandes fundador de Juquiá.
Fazia ele então uso desse motor, percorrendo o rio comprando frutas para ser vendida em Santos e outras cidades do vale.
Esta máquina servia a toda família, como podemos ver, em épocas mais antigas os equipamentos eram feito para longa duração.
Quando contamos uma história de uma relíquia também temos histórias tristes; um acidente muito grave com uma lancha sofrido pela embarcação, com o tio do Sr. José vitimou três pessoas o qual o corpo do tio do Sr. José nunca foi encontrado ficando perdido no rio Juquiá.
Mas esta relíquia também serviu as forças na revolução de 1932, foi requisitada pelas forças para patrulhamento, fato este que o Sr. José nos conta que seu pai chegou em casa falando que havia sido tomado seu barco por causa da guerra.
Mas após o final da revolução a embarcação e o equipamento fora devolvido em perfeito estado e muito bem cuidado.
Com o tempo ele negociou o motor com o Sr. João Leite no qual aparece na primeira foto com o barco lotado de mercadorias.
Uma raridade que é muito bom saber que ainda está preservada.
Informações de José Fernandes da Silva.
Primeira foto fornecida por Dona Irene F. Leite permitindo assim contar essa história.













4 comentários:

  1. Com certeza essa literatura é uma riqueza para historia de Juquiá/SP

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  2. Com certeza essa literatura é uma riqueza para historia de Juquiá/SP

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  3. Rapaz...comprei um motor semelhante a esse em um ferro velho, mas estava todo estourado a parte do motor, pretendo usar a rabeta vertical para adaptar no motor de uma motoserra, vai me sobrar a parte do magneto com a bobina, capacitores e platinado, alem, de uma camisa estourada com o pistão travado, um pistão com aneis e sem cilindro,bielas, virabrequim e carcaça...

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  4. Foi encontrado um motor desses em uma cachoeira no interior de Roraima procurei saber história deles 1932

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