terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fim da praça.

Resolvi postar essa foto de uma obra pública de minha cidade, tirada em Junho de 2011.


A descaraterização da nossa praça central que no auge de sua construção em 1968 mais ou menos contava com uma ilumição bem cuidada chafariz colorido muito bonito.



De uns tempos para cá a nossa pracinha foi descaterizada com as novas reformas mudando totalmente o seu estilo que no passado era como cartão postal da cidade.


Agora nessa foto mais uma vez vai sendo agredida para dar lugar a um terminal de onibús, saudade da antiga praça imponente no centro da cidade, vai ficar na memória de quem conheceu.

sábado, 27 de agosto de 2011

Construção da estrada Juquiá a Registro pelos colônos nipônicos.











Muito interessante esta foto que recebi de um amigo para tirar uma copia, são trabalhadores da colónia japonesa construindo a estrada que liga juquiá à Registro, em cima dá para ver mais ou menos uma dedicatória escrito em japonês, era uma homenagem aos sitiantes onde passava o traçado da estrada.





Traduzindo o escrito em japonês; significa: Grupo de trabalhadores da estrada de rodagem de Juquiá à Registro. Foi uma recordação dos trabalhadores para o senhor João Fernandes da Silva e seu irmão Antônio Candido. A data da foto é 14 de novembro de 1929.


Essa estrada era uma preocupação da Kaigai para o escoamento da produção, atravéz da ferrovia recem inaugurado(1914) ramal ferroviário até Santos.

Na década de trinta, com a construção da estrada ligando Juquiá a Tapirai os colônos voltaram-se também para a região de Cotia onde ligaram-se a forte colônia nipônica local.

Com essa procura dos melhores mercados ao planalto pela ferrovia e estradas abandonando os rios fez com que Iguape perdesse a primazia e Registro apartir dai se torna a nova capital do Vale do Ribeira.