quarta-feira, 7 de março de 2012

Associação esportiva Nipo Brasileira de Juquiá. (Kay Kan).

Criada em 1951, a associação A.C.N.B. em um terreno doado pelo pai do Sr. Anichio teve como primeiro presidente Sr. Jihei Yassuda.
Como nos conta Sr. Anichio durante muitos anos a associação teve épocas de ouro com grandes competições entre cidades como Vargem Grande, Itapetininga e cidades do vale do Ribeira; o Base bool ou (Bunkio) era muito praticado entre os Nipônicos.
O lugar também foi usado no passado para grandes exposições de produtos agriculas e menoraveis festas, também era usado para fins educacionais com aulas de judo e língua japonesa..
Hoje desde 2008 não há mais atividades no lugar, cuidado e mantido pelo Sr. Anichio aos seus setenta anos de idade não esconde a preocupação pelo futuro do lugar já que não há interesse dos descendentes nipônicos de cuidar e manter as atividades esportivas para qual o espaço foi criado.




Visão interna do palco e salão para recreação. 
D. Masa em uma dança tradicional nipônica.
Foto cedida por seu filho Eduardo Mura.




Placa em madeira dos fundadores e colaboradores escrito no idioma Japonês.
                                                                                                          


Fundador e primeiro presidente Sr. Jihei Yassuda.



                                           Galeria de troféus.
                                           Vista da área esportiva.
                                          Sr. José Fernandes e Sr. Anichio.

 Poderíamos ficar por horas ouvindo as histórias do Sr. Anichio mas nos despedimos da visita em frente a um painel com imagens do modo de vida e trabalho na década de 30, 40, 50 e 60 em uma época que nossa cidade era um lugar de oportunidades.
Agradecimentos Sr. Anichio por nos receber e relatar fatos importantes vividos por ele e toda colonia japonesa em décadas passadas. 
Painel que ocupa um lugar de destaque no salão, de Catharina J. Wolpert.

2 comentários:

  1. Bela matéria de resgate da memória da Colônia Japonesa de Juquiá. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu pai ainda mora neste local.ramiro Ribeiro dias..sempre estamos lá pra não deixar morrer nossa infância tenho hoje 43 anos sou mãe de quatro filhos e eles amam esse lugar pois também passaram e passam férias ali

    ResponderExcluir