domingo, 11 de dezembro de 2011

Chafariz de Juquiá um patrimônio que tem História.


O chafariz de Juquiá é uma relíquia que foi doado para para a vila de Santo Antonio de Juquiá pela câmara municipal de Iguape em 1910.

Quando chegou a Juquiá ficou durante anos no lugar onde era passagem da balsa um pouco acima da ponte hoje, onde havia um acesso para a igreja católica.
Com a construção da ponte na década de cinquenta o lugar perdeu o movimento e administradores da época tiveram o cuidado de transferi-lo para um outro lugar ao lado do antigo cemitério.




Com a transferência do cemitério mais ou menos em 1968 o chafariz ganhou lugar de destaque na praça, em frente a piscina da fonte luminosa em todas essas mudanças funcionava perfeitamente e matava a sede de quem passava pelo lugar, muitas reformas se sucederam o chafariz perdeu parte de seu corpo mas sempre se manteve imponente, nesta foto testemunha mais uma grande transformação do lugar hoje praça Manoel Soares da Costa.


Como já disse esse Chafariz tem história embora simples e centenário merece sempre um lugar de destaque e sempre vai impressionar quem o vê.




2 comentários:

  1. José Fernandes da Silva4 de maio de 2012 às 17:48

    Este chafariz já foi mudado diversas vezes, da rua de baixo perto da casa do Sr.Matathias Vassão, depois em frente a garagem da Prefeitura, ao lado do antigo cemitério, depois em frente a casa do Sr. João professor e por último onde se encontra hoje.

    ResponderExcluir
  2. Essa pracinha tinha quê ser patrimônio de Juquiá era ponto de encontro dos jovens

    ResponderExcluir