domingo, 13 de novembro de 2011

Antiga igreja católica de Juquiá.


Panfleto de propaganda para angariar fundos para a construção da nova matriz, note que o projeto propunha uma matriz mais bonita com uma torre que até nos dias de hoje não foi construído, talvez a obra não tenha ainda sido totalmente acabada, já se passam muitos anos e o sino ainda não tem um lugar de destaque que seria essa torre que falta.
"Registros de 1973: Foi um grande acontecimento (prazer mórbido) para o povo daquela época um fato que ocorreu no dia 17 de março daquele ano. Iniciaram-se as obras de demolição da Capela de Juquiá. O prédio completava 144 anos de existência e, mesmo depois de muitas reformas que o descaracterizaram, foi o primeiro a ser erigido no Vale do Juquiá. Neste ano a graciosa igreja foi completamente demolida, em detrimento das gerações futuras, que muito iriam se ressentir de tamanha perda do patrimônio histórico de Juquiá."

Consta no Livro do Tombo da Igreja Católica:
“Dia 17 de março – sábado – Iniciamos a demolição da Igreja Velha de Santo Antonio. Um grupo de muitas pessoas concorreu. Está lavrada uma Ata no livro de obras da Nova Matriz. No fim do dia só restavam as paredes de pé. O material vai ser aproveitado. Há pessoas que ajudaram na construção da antiga Igreja e que hoje a estão demolindo.

3 comentários:

  1. Caracas!!! Faz falta essa igreja antiga, Ela ficaria muito bem hoje prostada no local. Seria um patrimônio histórico de visitação de Juquiá.

    ResponderExcluir
  2. QUE SAUDADE AO VER ESSA FOTO.
    EU GOSTAVA DE ENTRAR NA IGREJA PARA BRINCAR DE ESCONCE-ESCONDE E FICAR MEXENDO NO SINO (BADALANDO) DEPOIS SAÍA CORRENDO, PARA NÃO SER RECONHECIDA, POIS LEVARIA UMA "SURRA" MAIS TARDE,KKK

    ResponderExcluir
  3. Fiz minha primeira comunhão nessa igreja, aliás meu Pai ( Frederico Kawabata) e minha mãe (Nadir Damásio Trigo) casaram-se nessa igreja , lamentável decisão, a igreja nova poderia ser construída ao lado e a igreja seria preservada

    ResponderExcluir