sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O cemitério de Santo Antonio de Juquiá.

Foto do cemitério de Juquiá 1955.
Fragmentento retirado do livro, histórias do vale da esperança de Paulo de Castro Larangnoit.
O cemitério de Santo Antonio de Juquiá, contruido em 1829, quardou por mais de cem anos os restos mortais dos pioneiros da civilização dos invios sertões, que naquela época longinqua cobriam esta região.
Quem conheceu aquele cemitério mal cuidado, entulhado de sepulturas, arruinadas pela ação do tempo, logo podia perceber que nem a morte iguala o homem, em sua vaidade,nem mesmo nos lugares mais pobres.
Naquele terreno santo, situado em terreno acidentado, os defuntos pertencentes a família mais afortunadas, foram sepultados na parte alta da colina, enquanto os mais pobres foram dormir o sono eterno na parte mais baixa do cemitério, nas proximidades dos charcos.
A noite o fogo-factuo apresentava-se em labaredas tênue e fugitivas assustando os moradores proximos.
Contan-se muitas histórias daquele cemitério.Uma delas é de um filho que teria matado a própria mãe com um tiro de espingarda. " Depois o morto virou corpo seco ", segundo a lenda. Diziam os mais antigos moradores da região, que o corpo seco permaneceu por muitos anos encostado em uma laranjeira, perto da entrada do cemitério, assustandos os vizitantes desprevinidos.
Ironizando o velho cemitério de Juquiá, Pedro Laragnoit dizia há cem anos.
"Juquiá também tem seu pere lachaise"
O progresso daquela vila determinou a mudança do cemitério para outro local, que embora mais retirado, apresentava-se mais adequado.
No local do antigo cemitério, a prefeitura municipal construiu uma praça pública, batizada com o nome de Presidente Castelo Branco hoje praça Manoel Soares da Costa.

Obs: Pere lachaise - famoso cemitério de Paris, onde estão sepultados vultos notáveis.

3 comentários:

  1. como faço para saber de uma campa de recem nascido so sei o nome do pai e da mae

    ResponderExcluir
  2. como faço para saber de uma campa de recem nascido so sei o nome do pai e da mae

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de localizar o túmulo de Vicente Valdoski e bronica valdoski

    ResponderExcluir